A PNL ou Programação Neurolinguística é uma das mais eficientes entre as opções de terapias mais convencionais, contudo, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a melhor maneira de encontrar um terapeuta de PNL e evitar frustrações ou enganações por parte de pessoas mal intencionadas ou despreparadas.
Atualmente, com o aumento da procura deste tipo de terapia uma demanda de cursos de hipnose surgiu e com isso também surgiram pessoas sem preparo intelectual que oferecem esse treinamento sem conhecimento aprofundado.
Sabendo da responsabilidade que é tratar uma pessoa através da terapia PNL e de como uma má formação pode afetar de forma negativa na vida de quem recebe atendimento inadequado, trouxemos neste artigo algumas orientações de como escolher um terapeuta de PNL. Confira!
Evite buscar profissionais através de grupos de redes sociais
As redes sociais são uma espécie de terra sem dono. O que queremos dizer é que nelas não existem regras muito rígidas e qualquer pessoa pode oferecer qualquer serviço sem restrições por parte das plataformas.
Com isso, a facilidade de se encontrar pessoas que não têm nenhum tipo de formação em determinada atividade e que a oferece é bastante grande. Contudo, caso encontre um profissional que você acredita ser confiável, não deixe de pesquisar o nome dele e se há CNPJ ou algum tipo de registro dele.
Para fazer é bastante simples: coloque o nome da pessoa entre parênteses no google e pesquise, leia todas as informações que aparecer, principalmente as que estão ligadas à Justiça ou CNPJ, é possível identificar se o telefone e o endereço fornecidos pelo possível profissional coincidem com o do cadastro de pessoa jurídica.
Observe se o profissional tem certificações e diplomas
Agora que você conseguiu identificar que o profissional parece ser confiável e não tem nenhum problema sério com Justiça ou reclamações no Reclame Aqui, por exemplo, é o momento de analisar a formação do profissional.
Quais as certificações e diplomas que ele tem? E mais ainda, quais foram as instituições ou centros de formação que ele estudou? Elas são confiáveis? O profissional cursou graduação, pós graduação?
Respondidas essas questões passe para a próxima: há quantos anos a pessoa que se diz terapeuta de PNL tem de experiência? A pessoa possui algum site, escreveu sobre o assunto ou tem livros publicados?
Verifique se o suposto terapeuta já deu entrevistas para algum canal de comunicação, rádio, tv, youtube. Analise, se houver, depoimentos de clientes do suposto profissional, veja através destes comentários se a experiência com o terapeuta foi positiva.
Desconfie quando os valores cobrados são muito baixos
Agora por último e não menos importante: observe se o valor cobrado pelo terapeuta difere muito da média cobrada no mercado. Afinal, uma capacitação profissional é um investimento nem sempre acessível, algumas formações custam caro, porém, são necessárias.
Um bom terapeuta em PNL possui excelentes formações porque entende que o conhecimento adquirido afeta diretamente na sua prática. Atente-se também a promessas de cura, um profissional capacitado e seguro sabe que esse tipo de promessa é antiética.
Equipe Conhecimento Espiritualista