Você já ouviu falar sobre o Reiki? A técnica foi criada no Japão e consiste em uma terapia integrativa, onde há a canalização de energias de cura, realizadas por uma figura de um terapeuta, que incide as mãos sob o corpo de um outro sujeito.
A prática vem ganhando diversos adeptos mundo afora e já obteve o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no país, a técnica passou a integrar em 2017 a política nacional de práticas integrativas e complementares e pode ser ofertada pelo o SUS.
Acredita-se que a imposição das mãos é capaz de fornecer energias, fortalecendo os níveis de harmonia e equilíbrio. Pois, os reikianos pontuam que quando os níveis energéticos estão em baixa o corpo fica suscetível a experimentar sentimentos de tensão, medo e estresse.
O que são energia e chakras?
As energias são canalizadas a partir dos Chakras, este último se define como os centros responsáveis por atuarem no recebimento e nas trocas das energias entre os sujeitos. Com isso, é possível equilibrar todo o sistema, que é entendido a partir de quatro dimensões, sendo elas: físico, mental, espiritual e emocional.
Os Chakras tendem a ficar sempre em movimento, a própria tradução do sânscrito da palavra pode ser traduzido para “roda”, com isso os Chakras são responsáveis por realizarem a captação e a doação de energias.
Segundo o Reiki, há sete principais Chakras que estão instalados ao longo da coluna vertebral até a cabeça.
Confira quais são os sete Chakras principais
Muladhara
É tido como o Chakra base do sujeito, as energias passam primeiro por ele e em seguida são distribuídas para o resto do organismo. A sua principal função é proporcionar vitalidade para o ser e se localiza na espinha.
Svadhisthana
Este é responsável pelo poder criador dos níveis de energia sexual, se estando alinhado proporciona ao sujeito satisfatórios índices de hormônios sexuais, além de atuar na purificação e nos impulsos emocionais. Está localizado abaixo do umbigo.
Manipura
Ele está posicionado na região próxima ao umbigo e cumpre função de desenvolvimento do ego, atuando principalmente nas emoções. Através das energias positivas é possível alinhar emoções e prazeres, do contrário ele também atua no baixo magnetismo.
Anahata
Este Chakra está localizado no coração, é responsável pelo os afeto de amor e devoção. Se bem alinhado pode proporcionar equilíbrio das emoções, por outro lado, se estiver enfraquecido pode delimitar a necessidade de amor ao próximo e a libertação do egoísmo. Quanto ao seus aspectos físicos podem vir a indicar possíveis doenças cardíacas.
Vishudda
Localizado na garganta, é responsável por elementos como a voz, o entendimento e a percepção. Capaz de promover capacidade mental e índices elevados de discernimento. Há também a possibilidade de impedimentos nos níveis físicos, psíquicos e sociais, caso haja enfraquecimento desse Chakra.
Ajña
De acordo com a tradição Budista esse Chakra é tido como o terceiro olho, localiza-se no espaço entre as sobrancelhas, e é responsável pelas capacidades de intuição e percepção.
Sahasrara
É tido como o mais importante, pois atua no funcionamento de energia global do sujeito. Sendo assim, dispõe de localização privilegiada no topo da cabeça alinhado ao centro, acreditas-se que através dele é recebida a luz divina que fortalece a espiritualidade do ser. Para mais informações sobre Reiki entre e contato conosco!
Equipe Conhecimento Espiritualista