A prática da Yoga contribui para o bem-estar mental e físico, além de aprimorar o conhecimento espiritual
A palavra “Yoga” vem da palavra sânscrita Yuji, que significa união ou jugo, e refere-se à prática indiana de unir corpo e mente. Seus princípios foram compilados pela primeira vez por Patanjali em seu trabalho chamado Yoga Sutras. Agora, para que você confira os principais benefícios da prática da Yoga, é importante saber mais sobre ela.
As práticas de Yoga incluem meditação, exercícios respiratórios e posturas específicas que aumentam a consciência corporal e proporcionam uma sensação de relaxamento, levando a diversos benefícios para a saúde física e mental. Tornou-se popular no Ocidente através dos asanas, que são posturas realizadas em estado de estabilidade e conforto com o objetivo de preparar a mente para as técnicas apresentadas. Acompanhe conosco, do portal Conhecimento Espiritual, o artigo abaixo. Boa leitura!
Ano após ano, a prática da Yoga vem se tornando cada vez mais comum nos países ocidentais, inclusive no Brasil. Como resultado, nos últimos anos aumentou o número de pessoas que desejam usar essa atividade para exercitar, alongar e relaxar o corpo. Mas a Yoga é muito mais do que apenas uma série de movimentos de torção e alongamento intercalados com poses complexas e desafiadoras.
A Yoga é diferente de outras atividades físicas porque deve ser praticada o tempo todo, não apenas durante o exercício. É a busca pela consciência ou a chamada hiperconsciência, que em sânscrito significa samadhi, o estado mais elevado de equilíbrio e alegria. Viagem de volta ao Ser.
Há diversos tipos de Yoga que podem ser customizados de acordo com as preferências do praticante. A sua prática regular pode proporcionar vários benefícios. Dentre eles, podemos citar:
- Melhora dos sistemas respiratório e digestivo;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Alongar o corpo e todas as articulações;
- Ajudar na concentração;
- Ser uma ferramenta de autoconhecimento;
- Otimizar a qualidade do sono;
- Expandir uma visão positiva da vida;
- Aliviar o stress.
Existem vários exercícios de Yoga, mas tradicionalmente também várias direções. Todas elas levam ao mesmo objetivo: alcançar a conexão e integração do corpo e da mente. Esses diferentes caminhos se combinam para se beneficiar da forma mais perfeita que essa filosofia pode oferecer.
Hatha Yoga – É o caminho da determinação, asanas ou posturas físicas. Sua finalidade é limpar e preparar o corpo para atingir um estado meditativo.
Karma Yoga – É um caminho que coloca o indivíduo a serviço de todos, sem esperar nada em troca. É como a natureza que fornece tudo o que tem e está sempre disponível para todos.
Bhakti Yoga – É o exercício da devoção, do amor puro e divino. Neste caminho, experimentamos um estado de rendição e entrega total onde vemos o lado divino de tudo e de todos.
Gyana Yoga – É o caminho do conhecimento e da sabedoria adquiridos não só pela leitura e audição mas principalmente pela experiência. Questiona a sua própria natureza, percebendo que nada separa o homem de Deus e que todos são divinos.
Raja Yoga – É um caminho de disciplina e controle da mente onde temos a liberdade e a capacidade de escolher nosso estado interior independentemente das condições do corpo e do ambiente. Este caminho associa a meditação e a paz interior.
Por sua vez, dentre os elementos da Yoga que influenciam a sua espiritualidade podemos citar:
Namastê – Uma frase usada no início e/ou no final de uma prática de yoga que significa “o ser em mim acolhe o ser em você.” “Self” pode significar muitas coisas – essência, alma, Shiva, eu superior ou Pusha.
A origem da palavra vem do sânscrito nama, e em yoga significa inclinar-se para o outro. Isso ocorre porque, quando dizemos namastê, ambos juntamos nossas mãos e nos curvamos brevemente. Embora possa parecer apenas uma saudação, esse conceito tradicional fala muito sobre honrar um ser maior fora de nós, pois todos são grandes e poderosos.
Alinhamento dos Chakras – A filosofia da Yoga tradicional acredita e se baseia na existência do corpo energético e dos 7 chakras dentro dele. Basicamente, nosso corpo é feito de energia e essa energia flui melhor com a Yoga.
Yoga e chakras podem ser comparados à medicina chinesa quando vistos e praticados adequadamente. A Yoga diz que os chakras estão no centro do nosso corpo, armazenando e distribuindo energia.
São eles: chakra da raiz vermelha, chakra sacral laranja, superfície solar amarela, chakra do coração verde, chakra da garganta de cor azul, chakra do terceiro olho de cor índigo (Índigo) e, finalmente, chakra da coroa de cor roxa
Shavasana – A posição final da Yoga é chamada de Shavasana. Consiste em deitar de barriga para cima em um colchonete, com as palmas das mãos abertas e viradas para cima também. Você deve permanecer imóvel durante a postura.
O nome vem da palavra sânscrita Shava, que significa corpo. Portanto, é necessário não se mover. Essa postura eleva o corpo a um estado relaxado, permitindo que toda a fadiga, tensão e contração se dissolvam no corpo.
Mudras – São movimentos das mãos na prática da Yoga que podem direcionar a energia para certas áreas do nosso cérebro. Existem vários tipos de mudra, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Para que funcionem, acredita-se que as mãos entrem em contato com a força vital dos mundos terreno e espiritual.
Gostou deste conteúdo?
Então aproveite para compartilhar os benefícios da prática da Yoga em suas redes sociais!
Equipe Conhecimento Espiritualista