Os mantras proporcionam bem-estar em todos os aspectos de nossas vidas e são uma excelente ferramenta no dia a dia; saiba mais com o portal Conhecimento Espiritualista!
Tudo que permeia a nossa existência possui um significado. E com os mantras não é diferente. Os mais antigos deles podem ser visualizados nos intitulados Vedas, conhecidos como os antigos escritos ligados à religião na Índia.
Eles estão associados à meditação e são fundamentados na vibração. Além de serem, comprovadamente, benéficos para a saúde. Acompanhe conosco, do portal Conhecimento Espiritualista, o que são os mantras e quais seus benefícios para a nossa vida. Boa leitura!
No sânscrito, “mantra” significa “instrumento do pensamento”. Em outras palavras, um mantra é uma ferramenta espiritual que se manifesta por meio de som ou canto para que você possa usá-lo para mudar seu estado de espírito.
A maioria dos mantras é recitada em um idioma completamente diferente do nosso, mas não se preocupe! Você não precisa saber sânscrito ou saber o significado de cada palavra cantada para aproveitar os benefícios dos mantras.
O mais importante durante o mantra é o som de palavras. Pode parecer inacreditável, mas as vibrações criadas pelos mantras podem criar respostas neurolinguísticas, fazendo com que a mente desfrute de uma sensação de calma e paz.
Existem três maneiras de se entoar um mantra: mentalmente, murmurando ou em voz alta. Isso é recomendado se você não perder a concentração no processo.
O número 108 é considerado razoável para a repetição de mantras. Aliás, quando o mantra for monossilábico, pode ser praticado por cerca de 20 minutos. Existem também práticas como o purashcharana, onde são feitas mil repetições diárias, até 2.400.000 repetições após sete anos. Um total de cem mil repetições do mantra por 24 sílabas.
A recitação de mantras é uma forma de fazer afirmações para si mesmo que pode ser interpretada como uma técnica de autoajuda que pode não vir de uma cultura ou religião específica. São afirmações positivas, geralmente dirigidas a você mesmo, para que você possa fazer seu próprio mantra.
Há diversos mantras poderosos que ajudam a aliviar ansiedade, depressão, fobia social e otimizar o equilíbrio mental. Dentre eles, podemos citar:
MANTRAS PARA REDUZIR A ANSIEDADE
- Vai passar!
- Um dia de cada vez!
- Tudo acontece na hora certa!
MANTRAS CONTRA A DEPRESSÃO
- Eu sou capaz de me sentir bem de novo!
- Eu escuto meu corpo!
- Não sou os meus pensamentos!
MANTRAS PARA LIDAR COM AS SITUAÇÕES SOCIAIS
- Não é tudo sobre mim!
- Eu sou apenas um ser humano!
- Eu sou uma contribuição!
MANTRA LIGADO A ATERRAMENTO
- Estou no meu corpo!
- Eu estou conectado à terra!
- Eu estou ancorado feito raízes de uma árvore!
Já os mantras sânscritos – listados abaixo – são aqueles mais comuns praticados, com reverência, na cultura indiana. Eles podem ser falados, sussurrados ou praticados mentalmente:
- O Om é considerado a voz primordial do universo e sua voz ressoa no estômago, intestinos, tórax e cérebro, ajudando a aumentar o foco e a atenção no momento presente;
- Maha Mrityunjaya é cantada para trazer paz e tranquilidade;
- So hum significa “eu sou” e é um mantra que reduz a tensão mental e a ansiedade. Acredita-se que a repetição traga relaxamento e aprofunde a respiração;
- Shanti paath é um mantra que harmoniza a mente e o corpo com o ambiente circundante e promove a tranquilidade;
- Om Mani Padme Hum é um popular canto budista, que possibilita evocar compaixão, deixar de lado as emoções difíceis e desenvolver harmonia interior.
- Asatoma Sadgamaya é cantado para promover o desapego das mágoas do passado, para promover uma sensação de libertação e rendição.
- O Gayatrī Mantra é dedicado ao nascer do sol e visa invocar paz, prosperidade, harmonia e equilíbrio no ambiente e no espírito.
Incorporar mantras em sua rotina diária trará muitos benefícios. Ajudam a diminuir a ansiedade, acalmam a mente e trazem mais foco, concentração, também ajudam a aumentar o poder de processamento cerebral, aumentar o equilíbrio emocional, melhorar a respiração, entre outras coisas.
Tais resultados são obtidos com a prática e a repetição. Assim sendo, é recomendável usar mantras todos os dias, repetindo-os por algum tempo durante o dia, para se conectar efetivamente com as vibrações energéticas que eles geram.
Outra vantagem conhecida é sua conexão com os chakras do corpo. Os chakras da cabeça estão localizados da base da coluna até o topo da cabeça. Esses chakras são como centros de energia e sob a influência dos sons dos mantras reagem positivamente, acionando as energias internas e reativando o equilíbrio energético da pessoa.
Assim como uma dieta pouco saudável pode bloquear veias e artérias, emoções difíceis (como raiva, inveja, medo ou ressentimento) também bloqueiam os canais de energia do corpo. Os ultrassons nos mantras podem limpar esses campos, abrindo espaço para emoções mais positivas, como compaixão, amor e fraternidade.
Por último, mas não menos importante, os mantras ajudam você a dormir melhor. Por causa de sua conexão com a natureza divina de cada um, eles também trazem uma conexão profunda com o relaxamento do corpo e da mente.
Não é por acaso que, ao entoar mantras todos os dias, você pode sentir que sua mente está mais leve, menos tomada por maus pensamentos livre de preocupações. Em geral, todos os mantras contribuem, de alguma forma, para o seu bem-estar, em todos os sentidos.
Gostou deste conteúdo?
Então aproveite para compartilhar o que são os mantras, também seus benefícios, em suas redes sociais!
Equipe Conhecimento Espiritualista