A Terapia PNL é um conjunto de técnicas que ajudam as pessoas a compreenderem ainda mais sobre si para escolher os melhores comportamentos e atitudes! Entenda como!
Tudo o que está a nossa volta, desde a nossa história, experiência, valores, entre outros, é o que nos programa para ter as nossas crenças e modelos mentais que podem influenciar diretamente no nosso comportamento.
Tendo esse conceito em mente, a PNL visa ajudar, com suas técnicas, a “reprogramar” a estrutura interna dos pacientes que realizam essa terapia, tendo como foco os resultados que querem alcançar.
No post de hoje da Conhecimento Espiritualista te ajudaremos a entender um pouco mais sobre essas técnicas, mostrar como ela funciona e te ajudar a compreender porque ela tem sido tão importante na vida de muitas pessoas.
O que é a Terapia PNL?
Todas as pessoas têm histórias, valores, crenças, interesses, entre muitos outros, diferente uma das outras, certo? Isso acontece, pois, todas as nossas experiências influenciam o nosso modo de viver e pensar, o que é muito importante, porque, apesar de precisarmos viver em união em uma sociedade, nossos pensamentos e ideais diferentes é o que nos tornam únicos no ambiente em que vivemos, o que nos diferencia das máquinas, que nos faz estabelecermos nossos valores de ética e moral.
No entanto, além do nosso modo de viver e pensar, essa programação também nos influencia na hora de nos comunicarmos e algumas coisas faladas em uma conversa, pode não ter os mesmos significados para ambos, o que pode gerar atrito e conflito, principalmente em ambientes de grande interação, como no profissional, por exemplo.
A realidade de um evento que ocorre é a mesma para ambas a pessoas, no entanto, a forma de interpretá-lo pode ser diferente, pois nós receberemos a informação através de nossos canais sensoriais, do qual chamamos de neutro, que passam por um filtro, que é a nossa programação, e forma uma representação interna para a pessoa que a recebeu, que gerará um estado e pode levar a diferentes tipos de emoções que interferem na sua fisiologia e seu comportamento, tanto no aspecto verbal quanto não verbal.
Mas como assim as emoções podem ser diferentes? Vamos te explicar.
Suponha que você esteja conversando com alguém e diz “Oi”, algumas pessoas vão interpretar com uma forma de cumprimento, no entanto, outras podem achar que foi rude ao falar e interpretá-la de um tom agressivo. Essa interpretação vai depender de diversos fatores do receptor da informação.
Cada uma dessas pessoas tem algo que chamamos de “mapa”, de um mudo diferente do nosso. A terapia PNL consiste em um conjunto de técnicas e métodos que visam observar o mapa do paciente, como ele se comporta a frente de determinada situação para que o terapeuta consiga ajudá-lo a obter os resultados que tanto almeja.
Como essa técnica funciona?
Para que consigamos conquistar os melhores resultados em nossa vida, é essencial conhecermos mais do nosso ser e como nós funcionamos, podendo assim ampliar as possibilidades de escolha de atitudes e de comportamento que vão de encontro com a vida que queremos ter.
Assim, a PNL é uma metodologia que vai auxiliar a pessoa a alcançar os resultados que deseja em sua vida, focando sempre na excelência, criando modelos a partir de atitudes de sucesso.
Ela está totalmente ligada aos resultados profissionais e pessoais da pessoa, podendo utilizá-la de forma prática no nosso contexto diário do nosso cotidiano.
Assim, como principais benefícios, o terapeuta conseguirá ajudar o paciente a organizar e gerenciar as suas emoções e pensamentos, conseguindo torná-lo líder de si mesmo e das relações interpessoais, conseguindo melhorar seu desempenho e performace em todos os âmbitos de sua vida.
Uma ótima forma de começar a utilizar as técnicas PNL é sendo dono de seus próprios pensamentos e trazendo energias positivas para o seu ser, por isso, acessando o nosso site você poderá conhecer dois incríveis livros sobre pensamentos espirituais que vai deixá-lo ainda mais em paz com seu espírito e suas emoções.
Para mais informações, clique no link
Equipe Conhecimento Espiritualista