Conheça algumas curiosidades sobre um dos oráculos mais utilizados para consulta, o baralho cigano!
Tendo uma grande semelhança com o Tarot, o baralho cigano é um dos oráculos mais utilizados do mundo para consultas. Tendo suas origens misteriosas, há muitas curiosidades sobre ele. No post de hoje da Conhecimento espiritualista, falaremos um pouco mais sobre essas curiosidades que tornam esse oráculo único. Continue lendo o conteúdo e confira!
Suas origens são misteriosas
Apesar da origem oficial do baralho cigano ser remontado ao Tarot de Marselha, ela ainda pode ser um mistério, pois existem 2 origens contadas sobre ele. A primeira é que ele veio a partir do Tarô de Marselha, onde Anne Marrie Adelaide Lenormand, que foi uma cartomante muito conhecida na Europa, criou oráculo cigano Lenormand, onde teve o contato com o Tarô e fez algumas poucas alterações para se adaptar a sua cultura, com a quantidade de cartas e as figuras nele modificadas, para que ficasse algo que atendesse o cotidiano do seu povo.
A segunda origem, da qual é cheia de mistérios, nos leva a cidade perdida, Atlântida. Poseidon protegeu sua amada, seus filhos e o reino que construíram, por muitos anos. Contudo, alguns sábios, sabendo o que poderia haver com a cidade, levaram todo o conhecimento que possuía para os sacerdotes egípcios que, quando começaram as guerras, temendo que o tão intenso conhecimento caísse em mãos erradas, gravaram em lâminas de ferros alguns deles, e com o tempo viram que esses símbolos significavam uma relação espiritual e humana, o que deu origem tanto ao Tarô quanto ao baralho cigano.
Há menos cartas do que o Tarô de Marselha!
Outra curiosidade muito interessante sobre o baralho cigano é que, apesar das origens místicas serem quase as mesmas, a quantidade de cartas que há no Lenormand é bem menor do que a de Marselha.
Isso aconteceu porque, sua criadora, Anne Marrie Adelaide Lenormand, quando teve contato com o oráculo, quis adaptá-lo à sua cultura e fez algumas modificações, tanto na quantidade de cartas quanto as figuras nelas contidas, para atender ao dia a dia do seu povo.
Por isso, no baralho cigano há 36 cartas, enquanto no tarô de Marselha é composto por 78 cartas.
Existem diversas adaptações desses baralhos para outras culturas e religiões
Com o passar do tempo, diversas culturas e religiões foram adaptando o incrível oráculo para o cotidiano do seu povo. Atualmente, religiões de matrizes africanas, entre outras, também utilizam esses oráculos. Contudo, mesmo que algumas religiões assimilam esses oráculos com as suas culturas, é importante entender que o baralho cigano e o tarô não têm vínculo com nenhuma religião. São cartas que possuem alguns significados que, quando organizados em uma ordem, pode servir de grande conselho para a pessoa que estiver pedindo aconselhamento.
Significado do naipe de algumas cartas do baralho cigano
Com 36, o baralho cigano possui diversas cartas, com os quatro principais naipes, e cada um deles possui um significado, assim como cada uma delas. As de copas, por exemplo, tem relação com a água e representam nossa vida afetiva e emoções; as de ouro, tem forte relação com o plano terreno, representando dinheiro, ganhos e bens materiais; as de paus, com o fogo, representando força, criatividade e imaginação; já as de espadas, têm uma forte relação com o ar, representando a mente e os aspectos racionais.
O baralho cigano, apesar de ter uma forte relação com o tarô, é único, suas cartas representam cotidianos de culturas únicas, com muitas curiosidades e, principalmente, ajuda diversas pessoas a encontrarem um caminho na sua vida terrena e espiritual.
Equipe Conhecimento espiritualista