A prática de viver no aqui e agora confere bem-estar em todos os aspectos da nossa existência; saiba mais com o portal Conhecimento Espiritualista!
É natural que soe de forma estranha falarmos sobre viver no aqui e agora, mas a questão é que nossa mente, na maior parte do nosso dia, nos puxa para o passado ou nos leva para o futuro. Sendo assim, não se pode descartar a importância de mostrar toda essa relevância.
Na maioria das vezes estamos ocupados com nossos problemas e/ou algum problema específico e não prestamos atenção suficiente ao nosso momento presente. Pensando nisso, nós, do portal Conhecimento Espiritualista, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
O QUE É VIVER NO AQUI E O AGORA
Viver no aqui e no agora é até mais simples, porque simplesmente é, não procura ser outra coisa senão a sua própria e natural existência. Mas como “ironia” da vida, conhecer, vivenciar e “guardar” o momento presente exige muito trabalho interior de nossa parte. No momento em que conseguimos ter e sustentar essa experiência, entramos em um estado chamado “Nirvana” ou “Samadhi” pelos mestres iluminados. Se há hora de amar, é agora. Se está na hora de mudar de vida, agora é a hora! Embora saibamos disso e entendamos essa ideia mentalmente, por que é difícil implementá-la? Já reparou como é mais comum perder todo o seu tempo pensando no futuro e no passado?
O presente é a capacidade de viver conscientemente, momento a momento, ciente de todas as suas experiências. Os efeitos positivos das práticas de mindfulness no seu bem-estar, equilíbrio emocional, mental e físico são comprovados cientificamente.
Quando você vive conscientemente, suspende temporariamente os valores, conceitos, interpretações, comentários mentais e opiniões que constantemente dirigem sua mente. Na maioria das vezes, seus pensamentos não têm um propósito ou objetivo claro, são peregrinações eternas que, inevitavelmente, sempre voltam ao mesmo lugar e trazem poucos benefícios.
Praticar a atenção plena permite que você experimente plenamente as experiências da vida. Reflita sobre a alimentação. Quantas vezes na vida você parou para se concentrar apenas em comer? Quantas vezes você fechou os olhos e deu toda a atenção a cada mordida? Costumamos comer enquanto pensamos em um milhão de outras coisas, conversando com alguém ou usando nosso smartphone. Nunca estamos totalmente conscientes de todos os sentidos envolvidos no processo de comer como a mastigação, a textura, o paladar, dentre outros.
COMO PRATICAR O VIVER NO AQUI E O AGORA
Uma das maiores dicas é prestar atenção. Prestar atenção a cada resposta, a cada estímulo e sensação. Pratique a atenção plena em todas as atividades automáticas que fizer todos os dias. Comece a prestar atenção em tudo o que você faz e sente durante cada atividade. A grande chave é desviar sua atenção de seus pensamentos e em direção a seus sentimentos.
Durante o banho, ao escovar os dentes, lavar as mãos, andar na rua ou até calçar o tênis. Preste atenção aos seus sentimentos, fique atento a todos os movimentos. Concentre-se!
Você lê sentado? Em pé? Como as palavras afetam sua retina? Por quais processos seu corpo passa para conseguir isso? Que sensações físicas você sente? Os resultados são reais!
Quanto mais você praticar, mais poderá viver no momento presente. Preste atenção a todos os pequenos detalhes que passam despercebidos. Ao focar toda a sua atenção no momento presente, você pode parar os pensamentos sem sentido, gerados pela mente e se livrar da dor, do sofrimento e da ansiedade. Torna-se mais calmo, confiante, produtivo e feliz.
Pratique a atenção plena em tudo na vida! Desde as atividades mais corriqueiras até as mais complexas. Note seus cinco sentidos: olfato, audição, visão, tato e paladar. Independente da hora, situação ou lugar, quando você pensa no momento, prestando atenção total aos seus sentimentos, você automaticamente começa a viver o momento presente.
Ao dirigir, entrando no carro, pare por alguns segundos e preste atenção na sua respiração. Sinta sua respiração por um momento. Preste muita atenção à operação ao colocar o cinto de segurança. Olhe para o cinto, ouça o clique. Ao engatar a primeira marcha, olhe para a marcha, para sua mão, sinta-se fazendo o movimento.
Enquanto escova os dentes, sinta o aroma do creme dental. Olhe-se no espelho. Preste atenção no movimento da escova e sinta como as cerdas se movem entre os dentes. Sinta as sensações.
Quando estiver no banco, supermercado ou escritório, deixe o smartphone de lado e preste atenção ao seu redor. Veja as formas, plantas, flores, quadros, pessoas. Sinta os cheiros, ouça o som do ambiente, ouça o silêncio do ambiente. Quanto mais você estiver conscientemente presente praticando a atenção plena, mais treinará seu cérebro para permanecer presente no momento presente!
Lembre-se da dica do minuto. Afinal, do que se trata? Defina um despertador em seu smartphone para que, uma vez por dia, em um horário específico de sua escolha, você pare tudo o que estiver fazendo e comece imediatamente a se concentrar por um minuto.
Neste ponto, você deve simplesmente parar o que estiver fazendo e concentrar toda a sua energia na percepção sensorial. Este é um exercício que quebra, repentinamente, o ciclo de pensamentos obsessivos e o traz de volta rapidamente ao momento presente.
E não é apenas o passado o grande vilão do viver no aqui e agora. Quando nos preocupamos demais com uma situação atual, como nossa saúde ou um relacionamento na vida, como a própria palavra diz, significa “preocupar-se”. Em outras palavras, já estamos incomodados com algo que ainda não é verdade e ainda não aconteceu.
Esse processo é cada vez mais chamado de ansiedade. Essa tentativa de antecipar uma solução para um problema ou situação que ainda não chegou prejudica também nossa saúde mental e, portanto, nossa saúde física.
A frase do filósofo Sêneca, do Império Romano, ilustra muito bem a questão de se preocupar demais e as consequências de não saber viver no momento presente: “O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário”.
Portanto, estabeleça metas para o futuro e faça um bom planejamento. Desta forma, o desgaste desnecessário pode ser evitado. Porque com planejamento e organização é possível melhorar possíveis soluções quando de fato surgem problemas e mudanças. E para reverter esse padrão, devemos buscar o silêncio espiritual que advém do despertar de nossa consciência e da compreensão e conexão com a história.
Gostou deste conteúdo?
Então aproveite para compartilhar a importância de viver no aqui e agora em suas redes sociais!
Equipe Conhecimento Espiritualista