A terapia holística é uma prática procurada por muitas pessoas, que recorrem a ela em busca de maior compreensão de si mesmo. Ela está inserida nas práticas integrativas e complementares do SUS, ou seja, é possível que os sujeitos tenham acesso a ela como complemento no cuidado à saúde.
Embora seja bastante antiga, aterapia holística ainda não é muito difundida, por isso, hoje falaremos um pouco dela e alguns dos seus benefícios.
O que é terapia holística?
Na verdade, dentro da terapia holística há diversas vertentes, portanto, é perfeitamente correto tratarmos como “terapias”. A terapia holística pontua o ser humano como um sistema completo, no qual envolve os aspectos físicos, sociais, mentais e espirituais.
A partir disso, compreendem que não há uma separação entre essas esferas, não sendo possível analisar apenas uma em específico sem considerar a relação com as demais.
As práticas holísticas são originárias, em sua maioria, do continente asiático e se espalhou mundo afora, justamente pelos bons resultados naquilo em que se propõem.
Elas preconizam não apenas o tratamento do sintoma em si que o sujeito está relatando, mas buscam intervir naquilo em que acreditam ser a causa do mal estar.
As mais conhecidas pela população em geral são a acupuntura e a fitoterapia, mas há cerca de 29 práticas que integram as terapias holísticas.
Todas objetivam um cuidado integral, mas é importante que o indivíduo pesquise e conheça mais antes de decidir experimentar alguma.
Benefícios
As terapias holísticas possuem muitos benefícios que são bem aproveitados pelo os sujeitos que a praticam. No aspecto físico, a prática pode proporcionar uma melhora significativa das queixas relativas a diversos tipos de dores.
A dor de cabeça e a muscular são bem comuns entre a população em geral, por isso, as terapias podem se tornar aliadas no cuidado e também na prevenção.
Além disso, as práticas são bem importantes quanto aos aspectos mentais, efetivando uma complementaridade que permite a abertura para enxergar as suas questões, na tentativa de lidar melhor com os seus sentimentos.
Como resultado, as terapias podem vim a alinhar harmonicamente, proporcionando maior bem estar geral, justamente por entendê-lo como um todo.
Como encontrar um especialista em terapia holística?
Como já foi falado acima, as práticas holísticas estão disponíveis no SUS, então para o sujeito acessá-las é preciso conhecer como funciona a oferta na cidade na qual reside.
Além disso, há diversos profissionais qualificados que atendem em seus espaços, para tal é importante buscar indicações de amigos, assim como também procurar referências do profissional.
As terapias holísticas são práticas sérias e, portanto, devem ser exercidas por profissionais comprometidos com a ética e o cuidado necessário. Por isso, a principal dica é procurar se informar antes de decidir ir para algum profissional.
Com a internet, também é possível encontrar quais profissionais atendem mais de perto geograficamente, assim como o sujeito dispõe da possibilidade de avaliar os comentários acerca da experiência de outras pessoas com o profissional em questão.
Por fim, é importante que se opte por aquela que mais lhe chamou a atenção em certa medida.
Equipe Conhecimento Espiritualista