Incluído na lista de terapias holísticas, o método reikiano auxilia no equilíbrio emocional, do corpo e espírito, auxiliando de forma eficaz na promoção do bem-estar do indivíduo.
Reconhecido no Brasil pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como um tipo de terapia alternativa em 2017, essa abordagem possui várias ramificações. Mas você sabe o que é o método Reiki e quais são os principais tipos?
Nós do Conhecimento Espiritualista trouxemos neste artigo, algumas informações relevantes sobre o tema, portanto, não deixe de conferir.
O que é o Reiki?
O Reiki é uma espécie de terapia que integra várias áreas da vida, desde o físico (corpo), até o mental, espiritual e do campo das emoções. As sessões da terapiaReiki têm duração média de 60 minutos e podem ocorrer de formas diferentes, variando de terapeuta para terapeuta.
Inicialmente o mestre reiki (terapeuta) coloca as mãos em cima de partes do corpo do paciente com o intuito de utilizar a energia do universo e do paciente juntas e promover o equilíbrio do todo.
Esse equilíbrio traz consequências boas para o plano físico, melhorando a saúde do paciente, emocional, e mental, garantindo bem-estar, relaxamento, aperfeiçoamento das relações e uma vida mais feliz.
A limpeza da alma, da mente, do corpo e do espírito se faz através da energia vital, na qual se apagam as “sujeiras” que normalmente são ocasionadas por sentimentos ruins, alimentação equivocada (alimentos industrializados), ações negativas, pensamentos ruins, entre outros.
Tipos de reiki mais comuns
Reiki Tradicional Usui
Inspirado no precursor do método Reiki, Mikao Usui, essa é a forma mais tradicional de se trabalhar o processo reikiano. Além de ser guiado por um mestre, duas energias se unem (a do universo e a do paciente) em busca de cura.
Essa cura pode se dar em todas as áreas da vida do paciente, assim, o resultado é que ele consiga ter uma vida mais plena, equilibrada e feliz.
Reiki Karuna
Para realizar a limpeza energética do corpo, mente e espírito, a Karuna utiliza o mesmo princípio de todas as outras abordagens do Reiki, ou seja, baseado no sistema Usui que canaliza a energia do universo.
No entanto, ela tem o diferencial de utilizar um número superior de símbolos. Para a implementação desse método é necessário uma libertação do egoísmo e a capacidade de ter sabedoria expandida.
Reiki Xamânico
Inspirado e embasado na técnica tradicional e que teve origem na sabedoria dos índios, o método xamânico se utiliza de ferramentas que podem potencializar a sessão de terapia. Esses instrumentos podem ser chocalhos, cristais, pedras, ervas, tambores, ou outras opções que favoreçam os estímulos.
Reiki Tibetano
Um verdadeiro mergulho ao mais profundo de si mesmo, o método reiki tibetano liberta os pacientes de crenças e revelam-se novos e em crescimento.Uma conexão forte com o universo e si mesmo.
Osho Reiki
Essa ramificação do reiki é uma fusão dos ensinamentos de Osho sobre técnicas para se alcançar a felicidade e as técnicas criadas por Mikao Usui.
A terapia Osho Reiki une as questões políticas, espirituais e também da área social. Dentre os inúmeros tipos de Reiki existentes, este é o que atua de maneira mais diversa.
Se você gostou desse assunto e buscar mais informações sobre o Reiki ou outros temas, entre em contato e fale conosco e fique por dentro dos nossos cursos.
Equipe Conhecimento Espiritualista