A Terapia PNL é um conjunto de técnicas que ajudam as pessoas a compreenderem ainda mais sobre si para escolher os melhores comportamentos e atitudes! Entenda como!
Quando o assunto é hipnose, diversas pessoas têm uma imagem preconcebida sobre alguém controlando outro alguém, seja por causa de um relógio ou por palavras, como se estivesse em um estado de sono profundo ou um transe.
No entanto, diferente do imaginário popular, a hipnose possui diversas características incríveis que podem ajudar as pessoas, pois, ao invés de deixá-la em um sono profundo, esse estado mantém a consciência, no entanto, com atividades cerebrais mais altas e amplificadas.
No post de hoje da Conhecimento Espiritualista falaremos um pouco mais sobre ela, quais são seus principais tipos e te fazer entender quais são as vantagens que terá ao realizar essa terapia. Confira!
Para que serve a hipnose?
Tudo o que nós vivemos desde que nascemos fica guardado em nossa memória. No entanto, quanto mais informações guardamos, outras ficam em nosso subconsciente, do qual não temos acesso frequentemente e acabamos por “esquecê-las”. Isso também pode acontecer devido a um trauma, de uma memória que queria ocultar e ela foi “jogada” para o seu inconsciente e atualmente você não lembra mais, o que não quer dizer que essa lembrança, guardada bem lá no fundo, não esteja mais te afetando.
A hipnose é uma forma de buscar a atenção focada, ou seja, ela é utilizada para distrair a sua consciência por um período e focar a sua atenção para o seu subconsciente, conseguindo acessar todas as suas lembranças, até mesmo as mais remotas, que podem estar refletindo em sua vida atual.
Com isso, a hipnoterapia trará ótimas vantagens para você, as quais falaremos nesse texto mais à frente.
Quais são os principais tipos de hipnose?
Hipnose tradicional
Sendo uma das mais conhecidas, a hipnose tradicional busca acessar a mente da pessoa, dizendo o que ela deve fazer, ou seja, dar alguma ordem a ela. No entanto, para que esse método funcione corretamente, o indivíduo que estiver sendo hipnotizado deverá ser suscetível a ela para que consiga chegar ao estado de atenção focada.
Para isso, o hipnoterapeuta, antes de realizar a hipnose, fará testes para verificar a suscetibilidade do paciente, pois caso ele não seja suscetível, a hipnoterapia pode não dar certo.
Além disso, é importante ressaltar também que pessoas muito lógicas e/ou determinadas são mais difíceis de serem suscetíveis.
Hipnose Ericksoniana
Diferente da Hipnose tradicional, a Ericksoniana não depende de a pessoa ser suscetível ou não, mas tem base de que para conseguir hipnotizar o indivíduo, o hipnotizador deveria se adaptar à realidade e a personalidade dele, criando um tipo de hipnose para cada paciente.
Esse conceito surgiu com o psiquiatra Milton Hyland Erickson, que foi vítima de poliomelite, o que te causou uma paralisia severa. O médico tinha bastante proximidade com a hipnose, especializado na clínica e familiar. Devido às experiências com a sua saúde, ele acreditava que a técnica deveria se adaptar à realidade do paciente.
Para entender melhor, esse tipo de hipnoterapia traz o hipnotizador como uma espécie de facilitador, alguém que facilitará e ajudará o paciente a focar a sua atenção e a entrar em contato com o seu inconsciente, visando em ampliar o seu autoconhecimentoe usar as informações obtidas para mudar o que incomoda em sua vida.
Além desses, também existe a auto hipnose, onde o terapeuta busca em controlar as suas ações e a estimular a sua autoconfiança através desse tipo de terapia.
Quais são as vantagens que esses tipos de hipnose trazem para a vida do paciente?
A hipnose, seja ela a tradicional ou a ericksoniana, busca em ajudar o indivíduo a obter o autoconhecimento, através de seu inconsciente, para curar sintomas que o incomoda atualmente, mas que tem grandes chances de estarem ligados ao seu passado. Por isso, as suas principais vantagens são que elas ajudam em problemas como:
- Ansiedade;
- Dificuldade de concentração;
- Medo;
- Depressão;
- Angústia;
- Conflitos internos;
- Dificuldade de comunicação.
Além de possibilitar a melhoria do sono e acabar com a insônia, e a desenvolver estados de alto rendimento.
Para mais informações, clique no link
Equipe Conhecimento Espiritualista