Os 7 princípios herméticos são essenciais para melhorar ainda mais sua vida física, mental, emocional e espiritual!
Sendo o estudo da filosofia oculta, o hermetismo é muito conhecido por pessoas que são bastante interessadas por ocultismo, alquimia e esoterismo.
Eles estudam escritos atribuídos a Hermes três-vezes-grande, uma deidade que combina os aspectos do deus da mitologia grega e Toth, da mitologia egípcia. Essas escrituras são tanto de ordem filosófica, que visa buscar a essência de todas as religiões, como de caráter técnico, com a descrição de princípios ligados à alquimia.
Quem segue a filosofia hermética ou pesquisa bastante sobre os assuntos abordados por ela, provavelmente já ouviu falar dos 7 princípios herméticos do universo, mas você os conhece profundamente?
1 – O princípio do Mentalismo
O princípio do Mentalismo, a primeira lei Hermética, fala sobre o poder da nossa mente. Descartes, em sua obra, uma vez disse: “Penso, logo existo”. O ato de pensar, de mentalizar é o que molda nossa existência.
Tudo o que há no universo em que vivemos é de natureza mental, seja a natureza, nossas ações, nossos corpos, entre outros. Nós somos o que pensamos. Se pensarmos coisas boas, por exemplo, coisas melhores virão. No entanto, caso nossos pensamentos sejam ruins, elas também começam a fazer parte das nossas vidas.
O universo em que estamos é como um campo energético mental de dimensões particulares, onde todas as nossas ações atraem energias para nossas vidas, sejam elas boas ou ruins.
2 – O princípio hermético da correspondência
Como segundo princípio hermético, a correspondência visa mostrar que para tudo no mundo existe uma coisa que corresponde. Na bíblia, por exemplo, em gênesis, podemos ver que o homem corresponde à imagem de Deus. Segundo o cristianismo, fomos feitos a imagem dele.
Por esse motivo, para compreendermos tudo o que nos cerca precisamos olhar para sua correspondência e seu padrão em outros lugares, pois o que está embaixo é como o que está em cima e o que está dentro é como o que está fora.
3 – O princípio da Vibração
O princípio das vibrações é aceito pela ciência, estando inerente ao nosso universo. É importante entender que tudo o que está ao nosso redor e se move, é devido a vibrações.
Os átomos que compõem nosso universo estão constantemente vibrando e é por meio delas que podemos estar mais perto do caos ou da harmonia, podendo refletir no nosso ser.
Ou seja, se vibramos com frequências mais perto do caos, podemos atrair energias negativas para nossas vidas que se refletem tanto no nosso físico quanto no espírito, e ao contrário acontece se vibramos próximos à harmonia, atraindo energias positivas.
4 – O princípio hermético da polaridade
A quarta lei dos princípios herméticos tem a ver com a polaridade. Nesse momento, percebemos a dualidade, que tudo tem dois pólos: o quente e o frio, o bem e o mal, o claro e o escuro… Como se fossem a “cara e coroa” de uma mesma moeda.
Com isso, podemos compreender que a dualidade é uma unidade e mostra que os extremos se tocam, como duas faces da mesma moeda. Assim, somos capazes de entender que o escuro é apenas a ausência de luz; o frio é apenas a ausência do frio…
5 – O princípio do Ritmo
No quinto dos princípios herméticos podemos entender a vida como um boomerang. Tudo o que vai, volta. Vivemos uma eterna vibração de atração e expiração. Enquanto uma pessoa está por cima hoje, ela pode estar por baixo amanhã, como um brinquedo que jogamos para o alto, mas a força da gravidade faz com que alguma hora ele caia.
No entanto, através de uma neutralização, você consegue conquistar mais estabilidade dos ritmos.
6 – Princípio Hermético de causa e efeito
Desde que somos crianças, sempre ouvimos a frase de que toda ação tem uma reação. Toda causa tem o seu efeito. Sendo assim, o sexto princípio hermético mostra que todas as coincidências só existem, pois, as causas ainda não foram esclarecidas. Quando dominamos o princípio desta lei, conseguimos ser o agente causador, não apenas sentindo o efeito, mas também propagando o bem.
7 – O princípio hermético do gênero
Neste sétimo princípio hermético, podemos ver que o gênero está em todo universo, não apenas nas coisas físicas, mas também nas mentais, naturais e espirituais. Tudo que existe pode ter um gênero, seja ele masculino ou feminino, como planetas, humanos, árvores, entre outros.